"Tornado" Haus Oliwenbaum Wood, Card
2oo cm, 12 KgFrades, Póvoa de Lanhoso 02-11-10
Retrato um antigo Lagar que conheço desde sempre na freguesia de Frades, Concelho da Póvoa de Lanhoso. A peça antiquíssima era propriedade duma casa que se encontrava em avançado estado de degradação. O material encontrado é constituído por diversas pedras soltas e uma parte significativa do conjunto em madeira de Oliveira, exemplo do Tornado. Os vestígios do antigo lagar encontrados na actual freguesia, documentam a existência de uma actividade agrícola que em tempos assumiu particular importância na área do núcleo antigo da freguesia. O achado data, provavelmente, segundo a memória colectiva de moradores do local, nos finais do Século XIIX e princípios do Século XX, que estava em actividade permanente. Sabe-se que o Lavradio era constituído naquela época por diversas quintas, e que compartilharam este mesmo lagar, espaços que começaram a desaparecer com inovação de novos métodos. Neste tipo de casos, a Câmara da Póvoa de Lanhoso deveria interferir no sentido de serem tomadas as medidas mais adequadas à preservação deste mesmo lagar. Reconstrução do achado: Eu, J.C, retirei cuidadosamente este mesmo tratando e propus-me a dar-lhe um destino artístico a este torno de prensa em madeira, fazendo que continue a estar presente, não só nas memórias dos antepassados, mas sim, mostrar às pessoas no Século XXI e fazer-lhes ver, que ainda existe vida naquela peça e que está presente à frente dos nossos próprios olhos. Fazendo que esta mesma peça, tenha uma nova identidade, neste caso em concreto um candeeiro com arte, mas acima de tudo uma história nela existente…
O nome “Tornado” fui escolhido por inúmeros amigos na Cidade de Zurique, em 2006. A peça tem 200 cm e pesa 12 kg. O Tornado esteve patente em grandes e várias exposições em Portugal e na Suíça.
A peça, Cultural, Decorativa e de teor de Antiguidade e Velharias, deu lugar a um candeeiro florescente e de charme especial e único com valor incalculável e Artístico.
J, C
Lagar de Frades "Tornado" remota ao Séc. XIIX
Foi a partir daqui que, o Tornado teve
nova vida.
- Retirei cuidadosamente este mesmo tratando e propus-me a dar-lhe um destino artístico a este torno de prensa em madeira, fazendo que continue a estar presente, não só nas memórias dos antepassados, mas sim, mostrar às pessoas no Século XXI e fazer-lhes ver, que ainda existe vida naquela peça e que está presente à frente dos nossos próprios olhos.
J.C
- Retirei cuidadosamente este mesmo tratando e propus-me a dar-lhe um destino artístico a este torno de prensa em madeira, fazendo que continue a estar presente, não só nas memórias dos antepassados, mas sim, mostrar às pessoas no Século XXI e fazer-lhes ver, que ainda existe vida naquela peça e que está presente à frente dos nossos próprios olhos.
J.C
Terra
Adorada e amada Terra
Só no dia em que meti os pés ao caminho
Antes nunca por mim caminhado
Com cara de aventureiro em direcção ao estrangeiro:
Enquanto eu ia
Sentia que ainda mal te conhecia
E agora fora da tua beleza
E onde as minhas palavras no teem eco
Só de olhos bem abertos
Que recordam e enchem o meu peito de pátria...
Terra
Onde ondeia um manto tricolor
Debaixo de um céu azul
E onde as abelhas zumbiam
E enchem a minha alma
Com o seu doce mel...
Terra
Porque não te quis?
E agora quanto te quero
Terra onde nasci
E onde vivi
E onde vive um latido
Esperando que nunca me tenhas esquecido...
J.C
Mas que magnifica ressuscitação que as tuas maos e mente de Artista fizeram a este material (sobretudo quando se conhece um pouco da sua historia...) ;0)
ResponderEliminarAssinado: Além(do)Tejo ou Nortenha sem travoes...
Para Anonimo/a
ResponderEliminarPara que cunhece a historia do Tonado,veia guardar no melhor dos seus segredos:-)
Tornado de Torno, ou melhor, torno de "prença - prensa" de esmagar bagaço. Melhor! Candeeiro com um torno de prensa. Vida. Luz. Imaginação. Arte.
ResponderEliminarJCVG