Número total de visualizações de páginas

Google Translate - Clicar no idioma que preferir

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Lagar de Frades "Tornado" remota ao Séc. XIIX






"Tornado" Haus Oliwenbaum Wood, Card

 

2oo cm, 12 Kg
Frades, Póvoa de Lanhoso 02-11-10





Retrato um antigo Lagar que conheço desde sempre na freguesia de Frades, Concelho da Póvoa de Lanhoso. A peça antiquíssima era propriedade duma casa que se encontrava em avançado estado de degradação. O material encontrado é constituído por diversas pedras soltas e uma parte significativa do conjunto em madeira de Oliveira, exemplo do Tornado. Os vestígios do antigo lagar encontrados na actual freguesia, documentam a existência de uma actividade agrícola que em tempos assumiu particular importância na área do núcleo antigo da freguesia. O achado data, provavelmente, segundo a memória colectiva de moradores do local, nos finais do Século XIIX e princípios do Século XX, que estava em actividade permanente. Sabe-se que o Lavradio era constituído naquela época por diversas quintas, e que compartilharam este mesmo lagar, espaços que começaram a desaparecer com inovação de novos métodos. Neste tipo de casos, a Câmara da Póvoa de Lanhoso deveria interferir no sentido de serem tomadas as medidas mais adequadas à preservação deste mesmo lagar. Reconstrução do achado: Eu, J.C, retirei cuidadosamente este mesmo tratando e propus-me a dar-lhe um destino artístico a este torno de prensa em madeira, fazendo que continue a estar presente, não só nas memórias dos antepassados, mas sim, mostrar às pessoas no Século XXI e fazer-lhes ver, que ainda existe vida naquela peça e que está presente à frente dos nossos próprios olhos. Fazendo que esta mesma peça, tenha uma nova identidade, neste caso em concreto um candeeiro com arte, mas acima de tudo uma história nela existente…

O nome “Tornado” fui escolhido por inúmeros amigos na Cidade de Zurique, em 2006. A peça tem 200 cm e pesa 12 kg. O Tornado esteve patente em grandes e várias exposições em Portugal e na Suíça.
A peça, Cultural, Decorativa e de teor de Antiguidade e Velharias, deu lugar a um candeeiro florescente e de charme especial e único com valor incalculável e Artístico.

J, C



Lagar de Frades "Tornado" remota ao Séc. XIIX

Foi a partir daqui que, o Tornado teve nova vida.
- Retirei cuidadosamente este mesmo tratando e propus-me a dar-lhe um destino artístico a este torno de prensa em madeira, fazendo que continue a estar presente, não só nas memórias dos antepassados, mas sim, mostrar às pessoas no Século XXI e fazer-lhes ver, que ainda existe vida naquela peça e que está presente à frente dos nossos próprios olhos.

J.C
 
Terra Natal do artista Jorge Campos - Monte de S. Mamede, Póvoa de Lanhoso






Terra

Adorada e amada Terra

Só no dia em que meti os pés ao caminho

Antes nunca por mim caminhado

Com cara de aventureiro em direcção ao estrangeiro:

Enquanto eu ia

Sentia que ainda mal te conhecia

E agora fora da tua beleza

E onde as minhas palavras no teem eco

Só de olhos bem abertos

Que recordam e enchem o meu peito de pátria...



Terra

Onde ondeia um manto tricolor

Debaixo de um céu azul

E onde as abelhas zumbiam

E enchem a minha alma

Com o seu doce mel...



Terra

Porque não te quis?

E agora quanto te quero

Terra onde nasci

E onde vivi

E onde vive um latido

Esperando que nunca me tenhas esquecido...



J.C


 

3 comentários:

  1. Mas que magnifica ressuscitação que as tuas maos e mente de Artista fizeram a este material (sobretudo quando se conhece um pouco da sua historia...) ;0)

    Assinado: Além(do)Tejo ou Nortenha sem travoes...

    ResponderEliminar
  2. Para Anonimo/a
    Para que cunhece a historia do Tonado,veia guardar no melhor dos seus segredos:-)

    ResponderEliminar
  3. Tornado de Torno, ou melhor, torno de "prença - prensa" de esmagar bagaço. Melhor! Candeeiro com um torno de prensa. Vida. Luz. Imaginação. Arte.

    JCVG

    ResponderEliminar

(Mensagens antigas)

POR FAVOR, PARA VER TODAS AS OBRAS D'ARTE, CLIC NO FIM DE CADA PÁG. (Mensagens antigas)