Número total de visualizações de páginas

Google Translate - Clicar no idioma que preferir

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Lagar de Frades "Tornado" remota ao Séc. XIIX






"Tornado" Haus Oliwenbaum Wood, Card

 

2oo cm, 12 Kg
Frades, Póvoa de Lanhoso 02-11-10





Retrato um antigo Lagar que conheço desde sempre na freguesia de Frades, Concelho da Póvoa de Lanhoso. A peça antiquíssima era propriedade duma casa que se encontrava em avançado estado de degradação. O material encontrado é constituído por diversas pedras soltas e uma parte significativa do conjunto em madeira de Oliveira, exemplo do Tornado. Os vestígios do antigo lagar encontrados na actual freguesia, documentam a existência de uma actividade agrícola que em tempos assumiu particular importância na área do núcleo antigo da freguesia. O achado data, provavelmente, segundo a memória colectiva de moradores do local, nos finais do Século XIIX e princípios do Século XX, que estava em actividade permanente. Sabe-se que o Lavradio era constituído naquela época por diversas quintas, e que compartilharam este mesmo lagar, espaços que começaram a desaparecer com inovação de novos métodos. Neste tipo de casos, a Câmara da Póvoa de Lanhoso deveria interferir no sentido de serem tomadas as medidas mais adequadas à preservação deste mesmo lagar. Reconstrução do achado: Eu, J.C, retirei cuidadosamente este mesmo tratando e propus-me a dar-lhe um destino artístico a este torno de prensa em madeira, fazendo que continue a estar presente, não só nas memórias dos antepassados, mas sim, mostrar às pessoas no Século XXI e fazer-lhes ver, que ainda existe vida naquela peça e que está presente à frente dos nossos próprios olhos. Fazendo que esta mesma peça, tenha uma nova identidade, neste caso em concreto um candeeiro com arte, mas acima de tudo uma história nela existente…

O nome “Tornado” fui escolhido por inúmeros amigos na Cidade de Zurique, em 2006. A peça tem 200 cm e pesa 12 kg. O Tornado esteve patente em grandes e várias exposições em Portugal e na Suíça.
A peça, Cultural, Decorativa e de teor de Antiguidade e Velharias, deu lugar a um candeeiro florescente e de charme especial e único com valor incalculável e Artístico.

J, C



Lagar de Frades "Tornado" remota ao Séc. XIIX

Foi a partir daqui que, o Tornado teve nova vida.
- Retirei cuidadosamente este mesmo tratando e propus-me a dar-lhe um destino artístico a este torno de prensa em madeira, fazendo que continue a estar presente, não só nas memórias dos antepassados, mas sim, mostrar às pessoas no Século XXI e fazer-lhes ver, que ainda existe vida naquela peça e que está presente à frente dos nossos próprios olhos.

J.C
 
Terra Natal do artista Jorge Campos - Monte de S. Mamede, Póvoa de Lanhoso






Terra

Adorada e amada Terra

Só no dia em que meti os pés ao caminho

Antes nunca por mim caminhado

Com cara de aventureiro em direcção ao estrangeiro:

Enquanto eu ia

Sentia que ainda mal te conhecia

E agora fora da tua beleza

E onde as minhas palavras no teem eco

Só de olhos bem abertos

Que recordam e enchem o meu peito de pátria...



Terra

Onde ondeia um manto tricolor

Debaixo de um céu azul

E onde as abelhas zumbiam

E enchem a minha alma

Com o seu doce mel...



Terra

Porque não te quis?

E agora quanto te quero

Terra onde nasci

E onde vivi

E onde vive um latido

Esperando que nunca me tenhas esquecido...



J.C


 

(Mensagens antigas)

POR FAVOR, PARA VER TODAS AS OBRAS D'ARTE, CLIC NO FIM DE CADA PÁG. (Mensagens antigas)